1ª Preleção da 2ª Sessão - Aprendiz Maçom

05/02/2014 02:26

GRANDE ORIENTE INDEPENDENTE DE SÃO PAULO

A.’.R.’.L.’.S.’. ALBERT PIKE Nº 07 – OR.’.  – SP

IIR.’. A.’.M.’. BRUNO CUTRALE TARANTINO - CIM: 130913

AG.’. d.’. G.’.A.’.D.’.U.’.

 “1° Preleção – 2° Seção”

 

SÃO PAULO, 12 DE DEZEMBRO DE 2013, E.’.V.’.

 

1° Preleção – 2° Seção.

 

         Este trabalho não é fruto de uma pesquisa, e sim uma descrição do meu entendimento.

 

- Por que primeiramente preparamos o nosso coração para entrarmos na maçonaria:

         A decisão de nos tornarmos maçom deve vir do coração purificado; Não deve ser uma decisão onde possa haver uma intensão de ganancia financeira, egoísmo ou curiosidade.

- Por que somos convidados a participar da irmandade:

         Nossos irmãos atentos, podem reconhecer um homem de comportamento digno e podem se oferecer para ajuda-lo a ser guiado em direção da luz do conhecimento se assim o desejar.

- Por que somos preparados de maneira tão peculiar para a iniciação:

         Primeiramente retira-se todos os metais, porque além de desnecessários, serve para lembrarmos dos momentos de dificuldade e impedir que algo deturbe a harmonia da loja; Vendam os olhos para a preservação da integridade e sigilo da loja, e para que possamos antes de ver sentir com o coração; Deixaram o pé direito descalço para que lembremos que este é um solo sagrado; Coloca-se um nó de forca no pescoço para lembramos que aqui nos somos todos “bodes”, e também porque seremos guiados por um comando ou força externa a pessoal.

- Como se pretende obter os segredos e mistérios da maçonaria:

         Com o auxilio da força superior para guiar nossos caminhos; Por ser um homem livre de preconceitos, paradigmas ou comportamento imputado, de mente aberta para outros entendimentos; Por ter comportamento, atitudes e responsabilidades dignas a um irmão.

- Confiar na força superior:

         Certamente a interação do universo guiará nossos caminhos para o melhor resultado final

- Quem é digno de se tornar maçom:

         Homens maiores de idade, que vivem a filosofia do esquadro; O comportamento que o permita andar de cabeça erguida e ser respeitável pelas virtudes e boa conduta apresentada; Em respeito as leis dos homens e as leis divinas;

- Os passos maçônicos:

         Os passos esquadrejados são uma alusão ao comportamento digno de um maçom; Reto e sem desvios.

- O juramento sob o livro sagrado e a ponta do compasso sob o peito:

         O livro sagrado representa o conjunto de leis a qual um homem correto deve seguir e a ponta do compasso no peito é para que nos lembrar dos perigos de revelar algum de nossos segredos.

         A quebra do juramento de não permitir que os segredos da irmandade sejam revelados é o pior ato que um maçom possa fazer com a sua dignidade. Se em uma situação não apropriada, como na presença de não irmãos, assim o fizer, este ato será marcado pra sempre como uma pessoa sem valor moral.