PRINCÍPIOS MAÇÔNICOS UNIVERSAIS

19/01/2013 21:33

 

I -          A Maçonaria proclama como sempre o fez, desde a sua origem, a existência de um Princípio Criador, sob a denominação de Grande Arquiteto do Universo.

II -         É uma instituição filosófica, que proclama a liberdade pensamento e consciência, defendendo a mais plena liberdade de expressão como direito fundamental e inalienável do ser humano e, para garantir a todos a amplitude dessa liberdade, ela exige a tolerância.

III -        A Maçonaria é acessível aos homens de todas as raças e de quaisquer crenças religiosas, sistemas filosóficos, ideológicos e políticos, desde que sejam livres e de bons costumes.

IV -       A Maçonaria combate a ignorância, a superstição, a tirania e qualquer forma de pré-julgamento do ser humano.

V -        A Maçonaria condena a exploração do homem pelo homem, o cerceamento da liberdade, por qualquer forma, os privilégios e regalias indevidos, mas enaltece o mérito da inteligência, a prática da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviço à Ordem, à Pátria e à Humanidade.

VI -       A Maçonaria, por ser uma entidade mediadora nos choques ideológicos entre os homens, proíbe, em suas Oficinas, discussões sobre matérias político-partidárias e o sectarismo religioso.

VII -      A Maçonaria Simbólica se divide nos três graus universalmente conhecidos e adotados: APRENDIZ, COMPANHEIRO e MESTRE.

VIII -     A Maçonaria revela a lenda do Terceiro Grau em todos os Ritos.

IX -       A Maçonaria, cujo objetivo é combater a ignorância em todas as modalidades, constitui-se numa escola de moral e ética, impondo o seguinte programa:

1 -        Obedecer às leis democráticas do País;

2 -        Viver segundo os ditames da Honra;

3 -        Praticar a Justiça;

4 -         Trabalhar pela Felicidade do gênero Humano, até conseguir sua emancipação progressiva e pacífica através da Justiça, que impõe o respeito aos direitos e o cumprimento dos deveres.

X -        A Maçonaria adota o LIVRO DA LEI SAGRADA, o ESQUADRO e o COMPASSO, como suas Três Grandes Luzes Emblemáticas, que devem estar sempre sobre o Altar, em conformidade com o Ritual adotado.